Trata-se de argilas formadas por partículas de montmorilonita e possuem lamelas que conferem uma alta capacidade de adsorção. Esse compósito possui propriedades antimicrobianas e é capaz de adsorver a Aflatoxina B1, uma das micotoxinas mais tóxicas.
Trata-se de um produto diferenciado, desenvolvido pelo consultor máster do mercado brasileiro. O fornecimento de nosso produto assegura assistência técnica permanente.
O emprego medicinal de argilas são seu uso como adsorventes de toxinas ou fornecedores de suplementos minerais e/ou no tratamento de doenças dermatológicas. Além disso, a maquiagem mineral é uma formulação cosmética que traz dentre seus componentes matérias-primas minerais a exemplo dos materiais argilosos, sendo as argilas bentonitas mais comumente utilizadas.
O uso de argilas bentoníticas do estado da Paraíba, da Bahia e outros Estados em menor incidência, se aplicam às formulações de pó mineral para maquiagem. Estas argilas foram estudadas também em sua forma organofílica. Matéria de estudos, a caracterização físico-química das argilas bentoníticas naturais e organofilizadas, e os resultados indicaram que as argilas apresentam perfil tecnológico com potencial cosmético.
Para formulação cosmética foi utilizado 50% de cada uma das argilas e demais componentes minerais, dando origem a seis diferentes formulações. A partir destas amostras foi estudado seu comportamento estável frente a condições extremas de temperatura. O controle de qualidade toxicológico e microbiológico foi realizado de acordo com os padrões descritos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Farmacopeia Brasileira.
A bentonita é utilizada para redução da resistividade do solo, através do processo de retenção de líquidos, além de melhorar o processo de aderência do material metálico do aterramento ao solo, neste processo de aplicação. A melhora e ganho é de cerca de 50% na resistência de aterramento medida.
A aplicação de bentonita como fluido de perfuração tem os seguintes objetivos:
(i) refrigerar e limpar a broca de perfuração; (ii) reduzir a fricção entre o colar da coluna de perfuração e as paredes do poço; (iii) auxiliar na formação de uma torta de filtragem nas paredes do poço, de baixa permeabilidade, de forma a controlar a perda de filtrado do fluido de perfuração, contribuindo para evitar o desmoronamento do poço; (iv) conferir propriedade tixotrópica à lama de perfuração, ajudando a manter em suspensão as partículas sólidas, principalmente, quando cessa, temporariamente, o movimento da coluna de perfuração ou o bombeamento da lama de perfuração; (v) conferir viscosidade à lama de perfuração, para auxiliar no transporte dos cascalhos do fundo do poço para a superfície.
As argilas organofílica (bentonitas modificadas com surfactantes-sais orgânicos de aminas quaternárias) são usadas em fluidos de emulsão inversa, onde a fase contínua é constituída por óleo mineral de baixa toxidez, N – Parafina.